Marechal Deodoro – história, cultura e praia no litoral sul de Alagoas  

Praia do Francês , Marechal Deodoro ( Alagoas)

O município de Marechal Deodoro, no litoral norte de Alagoas, completou 430 anos.  Essa é a terceira cidade mais antiga do estado e tem uma impressionante riqueza histórica e cultural. A cidade foi a primeira capital de Alagoas e leva esse nome em homenagem ao primeiro presidente da república do Brasil, nascido lá.  Seu centro histórico e a parte alta da cidade são áreas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

Em Marechal Deodoro moram pouco mais de 51 mil habitantes.   A extração da cana de açúcar, do coco, a pesca, o comércio e o turismo são os pilares da economia local. 

O centro histórico da cidade fica a 10 km do trevo principal.  A cidade tem dez igrejas e dois museus, referências da história brasileira.  A igreja de nosso Senhor do Bomfim é a mais antiga, datada de 1611 e atualmente está sendo reformada.  A cidade é também referência por ter sete filarmônicas – todas são mantidas pela prefeitura local.  

Além da famosa praia do Francês, uma das mais famosas de Alagoas, o município tem ainda a maior lagoa do estado, a Lagoa Manguaba.  


Confira nossas dicas do que conhecer e visitar em um passeio ou estadia de alguns dias em Marechal Deodoro.  

Passeios:

igrejas históricas – não deixe de visitar a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Senhor do Bonfim ( ambas construídas no século XVII). As igrejas de nossa Senhora do Amparo e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos são datadas do início do século XIX.  

mercado das rendas e bordados – é um espaço charmoso e renovado na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, que fica a apenas 25 minutos de Maceió. O espaço passou a ter doze estandes e mais de 25 rendeiras das cincos associações do município expõem ali os seus trabalhos artesanais que fazem parte da cultura nordestina. O mercado é um ponto de visita imperdível na cidade.


Museu Casa de Marechal Deodoro – onde nasceu o primeiro presidente da república do Brasil.  Espaço aberto à visitação gratuita onde é possível conhecer móveis da época da casa da família do Marechal, assim como alguns de seus pertences, fotos e documentos históricos.  


Museu de Arte Sacra– um museu completo, com acervo rico e muito bem preservado.  É o primeiro museu de seu segmento no estado de Alagoas.  Com instalações modernas dentro de um espaço de arquitetura barroca que já foi convento durante 350 anos, o museu inaugurado em 1984 reúne peças sacras dos séculos XVIIII e XIX.  Funciona de quarta a domingo e recebe atualmente um número reduzido de visitantes.  

-circuito a pé – é possível visitar o centro histórico, o mercado de rendas, os museus e as igrejas, a partir da  orla lagunar, percorrendo um circuito a pé muito bem elaborado, sugerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade. Para chegar em Marechal Deodoro, a partir de Maceió, recomendamos usar transfer local. O serviço da Luck Receptivo, além de ter transfer exclusivo ou para grupos, conta ainda com guia especializado.

Praia 

A praia do Francês é uma das mais famosas e procuradas de Alagoas, por sua proximidade com a capital- fica a cerca de 25 minutos de carro de Maceió.  A praia é cercada por uma barreira de corais e as águas tem tons de verde a azul turquesa.  Para completar o visual lindo, a praia é cercada por coqueiros. 

Para curtir a praia do Francês é importante anteriormente conferir a tábua das marés.  A praia é uma delícia na maré baixa, fica uma verdadeira piscina e o visual da barreira dos corais é lindo.  É ótimo lugar para a prática de standup paddle, passeios em caiaques e jangadas.  Importante dizer que, durante a maré alta, a praia sedia campeonatos de surf.

Hospedagem e gastronomia 

Hotel Ponta Verde Francês – o hotel é o único sediado à beira mar na praia do Francês.  Tem suítes premium com vista mar no último andar que combinam elegância e praticidade para os hóspedes.  O hotel conta com dois restaurantes, um deles junto à piscina que fica na cobertura, espaço fitness, espaço kids e serviço de praia.  

Restaurante Fateixa – em frente à praia do Francês, dentro do hotel Ponta Verde Francês oferece  dois ambientes e gastronomia variada, tem opções típicas nordestinas e atendimento diferenciado.  Vale muito reservar uma mesa com vista para um almoço.  

Cocadeiras de Massagueira – destaque e tradição na região, as profissionais da associação das cocadeiras de Massagueira, de Marechal Deodoro, ganharam um local próprio para divulgação e venda de seus produtos, próximo à entrada da cidade. Elas oferecem cocadas artesanais, com sabores de frutas, e kits para presente.

*Nossa viagem teve roteiro e execução da Abih – Alagoas e da Luck Receptivo Maceió.  Apoio e kits da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Marechal Deodoro. Nosso agradecimento especial à Secretária de Turismo, Leda Clemente por ter nos recebido e  acompanhado durante a visita. Apoio: hotéis e restaurantes citados. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s