O que ver no litoral norte de Alagoas – São Miguel dos Milagres, Paripueira, Japaratinga e Maragogi

Vista da praia de Japaratinga

Descobrir as belezas do estados de Alagoas de norte a sul, avançando também pelo agreste e sertão é uma experiência completa e inesquecível que turistas brasileiros e estrangeiros se encantam.  Como, às vezes, o tempo de viagem é curto e é irresistível conhecer as praias famosas que deram a referência ao estado de Caribe brasileiro, muitos visitantes optam por priorizar o litoral ou só a capital.  

O litoral norte alagoano é famoso é reconhecido por belezas naturais que impressionam.  Maragogi e São Miguel dos Milagres estão entre as regiões mais badaladas e procuradas da região.   Cresce também nos últimos anos a busca por Japaratinga e Paripueira como roteiros turísticos. 

Visitamos essas quatro localidades e vamos destacar algumas dicas e experiências para aproveitar em alguns dias no litoral norte de Alagoas. 

São Miguel dos Milagres 


Município famoso e badalado nos últimos anos, tem hospedagens aconchegantes, eventos renomados como o Réveillon de Milagres, passeios de barco, além da beleza natural de tirar o fôlego. 

Adoramos caminhar e conhecer uma área específica para mergulho que parte com pequenas embarcações ( uma ótima opção para momento de pandemia) a partir do Milagres do Porto, um Beach Club e receptivo local.  

Para aproveitar a visita ou estadia em São Miguel dos Milagres:

1- confira a tábua das marés antes de ir. Chegando cedo mas piscinas naturais você terá mais sorte de curtir e fazer mergulho com visibilidade ( com a gente foi assim!);

2- dê uma caminhada sem pressa pelas praias. Que visual!

3- se curtir um beach club com estrutura de mesas, piscina, restaurante e lojinhas, conheça o Milagres do Porto receptivo ;

4- não deixe de fazer mergulho e fotos incríveis com a Milagres Mergulho . Eles têm equipe especializada e todos os equipamentos para você só curtir as belezas do local;

5- reserve passeios e um transfer exclusivo – é uma opção segura e prática. Nossa dica é a Luck Receptivo que tem base em Maceió e atende em todo o estado.


Uma experiência única e imperdível para quem está na cidade ou arredores é conhecer a Associação Peixe Boi.   É possível visitar a sede do projeto e fazer um passeio de barco para avistar a espécie.

O passeio em trecho do rio Tatuamunha é feito em embarcações que não usam motor para não incomodar os animais.  Além de um passeio bem tranquilo, é ótimo aprender sobre o peixe-boi com os guias da associação. 

Fundada em 2009, a Associação Peixe Boi reúne um grupo de guias comunitários motivados a promover o turismo de observação dos peixes-bois-marinhos em ambiente natural. 

É um passeio bem próximo para quem está em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.  Nós ficamos hospedados em Japaratinga que tem acesso à região por balsa ou um trajeto maior de carro. 

Paripueira e passeio à praia de Carro Quebrado


Com nome pitoresco devido a um episódio ( dizem!) de um casal que ficou encantado com o lugar e perdeu a hora por lá, quando se deram conta o carro parado foi completamente danificado pela maré que subiu. Tem um resquício de Fusca hoje no local para ilustrar a história. 

A praia fica em Barra de Santo Antônio, a 45 km de Maceió ( AL). 

Uma dica é combinar um day use no Mar e Cia Beach bar e de lá embarcar num divertido passeio de Jeep para a praia de Carro Quebrado que tem também visual incrível das falésias e visuais incríveis para fotos. 

Japaratinga


Japaratinga é um municipío alagoano entre Porto de Pedras e Maragogi.  Vem se destacando como opção de turismo para quem quer explorar a região. 

Facilmente se chega por lá de carro (vale o passeio desde São Miguel dos Milagres) ou ainda de balsa pelo rio Manguaba – que sai com carros e passageiros do Porto de Pedras ( vale observar horários, não é incomum ser um trajeto demorado).

Com hospedagens charmosas, Japaratinga tem várias praias de águas mornas e cristalinas que atraem os turistas, como Pontal, Bitingui, Boqueirão e praia do Salgado. 

O passeio de buggy na região é a melhor forma de conhecer praias, acesso a balsa, centro, pontos turísticos e históricos, mirantes e falésias.  Ao final do tour um lindo passeio com visual impressionante da praia do Salgado. Nosso passeio foi com a Japaratour Passeios e adoramos o atendimento personalizado.


Dicas de hospedagens em Japaratinga:

Vila de Taipa Exclusive Hotel– uma das mais conceituadas e charmosas opções locais.    Com uma piscina de frente para o mar, serviço pé na areia e 44 Suites decoradas de forma rústica e sofisticada, com muito charme.  Nosso quarto tinha uma vista inesquecível. O jantar com música ao vivo mo restaurante do hotel é uma deliciosa experiência. A culinária regional é apresentada com elegância ( também no café da manhã) e a casa oferece opções variadas de drinks e conta com uma ampla adega climatizada.

Paraíso dos Coqueirais – para famílias com crianças a dica é se hospedar nessa pousada, um sítio à beira mar com 35 hectares, 5 mil pés de coco plantados e atividades como eco recreação, cavalgada, charrete, piscina e trilha ecológica. A pousada tem opção de day use e o restaurante com culinária caseira regional atende também  a não hóspedes.  

Para saber mais sobre a cidade, conheça Viva Japaratinga.

Maragogi


Para quem gosta de piscinas naturais esse é um destino de Alagoas repleto de passeios. São seis as piscinas naturais Galés ( a que visitamos), Ocas, Barra Grande, Ponta de Mangue e as Croas de São Bento.  

Maragogi fica a 124 km de Maceió e faz parte de uma área de Proteção Ambiental chamada Costa dos Corais, que cobre cerca de 120 km ao longo da costa.  

Hospedagens diferenciadas e as praias com passeios, beach clubes e restaurantes são pontos altos do turismo em Maragogi, que tem como praia mais famosa a de Antunes.  


A cidade tem ainda duas importantes referências que são uma delícia ( literalmente).  A Fábrica de sequilhos da tia Marlene e o Fino Sabor de Maragogi.  

Os biscoitos artesanais da tia Marlene são especiais e são feitos há 38 anos.  Hoje o neto Darlan ajuda a sua avó na fabricação dos biscoitinhos em forma de pingo ou concha que levam margarina, sal, açúcar, ovo, leite e coco puro ralado na hora, além de muito carinho de uma família tão dedicada ao negócio. Os produtos são vendidos na casa da tia Marlene, de segunda a sexta, e eles produzem cerca de 100kg por dia. Em recife e Maceió também é possível comprar os famosos biscoitos.  

Já o Fino sabor de Maragogi existe há  11 anos e produz bolacha salgada , doce e a Bolacha Suíça amanteigada. São produzidas 140 caixas de bolacha por dia.


Outro ponto de visitação são as ruínas da igreja de São Bento em Maragogi , Alagoas, estão numa área que tem linda vista da cidade e um por do sol de tirar o fôlego.

O espaço está preservado, foi revitalizado no ano passado e é aberto à visitação. Do local é possível tirar fotos incríveis e assistir a um belo pôr do sol da cidade.

Construída no século 17, a igreja foi ocupada durante o período colonial. Na década de 1970 se tornou ponto turístico da região, quando já estava em ruínas. O local foi registrado como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Hospedagens e Beach Club em Maragogi:

  • Gran Oca Maragogi Resort – resort a beira mar que atende a famílias e casais em áreas distintas do hotel, que oferece 216 unidades no sistema All inclusive.  Em 2022 o hotel lança sua expansão com mais de 400 unidades.  

Croa Mares Maragogi – o hotel fica em frente à praia de Peroba, tem quartos amplos com vista para ampla piscina e praia, área de lazer e restaurante.  O atendimento é muito atencioso e buscam sempre mimar os hóspedes com personalização do quarto na chegada e a hora da pipoca, todas as tardes, por toda a área comum do hotel.  O Croa Mares tem serviço de praia com cadeiras e ombrelones e o hotel também oferece passeios na região. 

 O Hotel Praia Dourada – fica a beira-mar, na praia de Burgalhau, conta com piscinas adulto e infantil com vista para o mar, pista de cooper, dentre outras atrações para a família, e um restaurante com culinária brasileira com ampla variedade todos os dias.

O Pontal do Maragogi é um beach Club com restaurante, lojinhas e passeio para as piscinas naturais.  Antes e depois de um passeio de barco é possível ficar relaxando no local e tomando um drink ou uma água de coco. 

Para acessar mais informações sobre o turismo no estado de Alagoas, clique aqui

Nossa viagem teve roteiro e execução da Abih – Alagoas e da Luck Receptivo Maceió.  Apoio e kits da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Maragogi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Japaratinga.  Apoio: hotéis e restaurantes citados. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s