Praias, cultura e gastronomia em Maceió – o que fazer e onde ficar na capital alagoana

Maceió- Alagoas

Alagoas é considerado um dos estados brasileiros com o mais lindo litoral, numa área de 259 km de extensão.  Mas o estado é muito mais do que praias e piscinas naturais.   Alagoas tem cânions, passeios fluviais que impressionam, área de mata Atlântica preservada, sertão com clima semi árido, falésias e a segunda maior barreira de corais do mundo.

Esse é um estado rico em cultura e história, e abriga três cidades históricas tombadas pelo Iphan.  Em Alagoas está o legado de Zumbi dos Palmares e trilha e registros dos tempos do cangaço, de Lampião e Maria Bonita.  O estado é terra de presidentes do Brasil ( Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto ), de vários importantes escritores e artistas, como Graciliano Ramos, Lêdo Ivo e Djavan.  É ainda um estado famoso pelo artesanato e trabalho das bordadeiras. 

Nessa matéria – de uma série em que estamos apresentando de  lugares e serviços especiais que conhecemos de perto, destacamos dicas da capital Maceió.  Confira aqui uma matéria sobre Piranhas, do sertão alagoano.  

Maceió tem uma orla com 40 km de praias (em geral com temperatura em torno de 26 graus Celsius) e 16 km de ciclovia. Vale muito o passeio logo cedo ou ao fim da tarde para contemplar as praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiuca, os coqueiros, as lindas embarcações que enfeitam as águas e ainda parar num quiosque para tomar uma água de coco.  

A cidade tem museus como o Misa e o Theo Brandão.   Para hospedagem há variadas opções à beira mar e, quando o assunto é gastronomia, vale elaborar uma lista para aproveitar tudo que Maceió tem de melhor em culinária nordestina. 

Confira nossas dicas de experiências, gastronomia e hospedagem em Maceió.  

Beach Clubes e passeios:

Hibiscus Beach club – perto de Maceió, fica na praia de Ipioca e tem opção exclusiva de lounge, boa música e alta gastronomia. Logo na chegada você pode degustar o espumante exclusivo do Hibiscus, rótulo elaborado especialmente em vinícola do RS para o beach club nas opções rosé e Brut. Para completar o day use no local: massagem no quiosque e a alta gastronomia da casa elaborada pelo chef Jonas.  Não deixe de provar o ceviche e o bolinho de carne seca , banana terra e queijo coalho. Para almoçar: filet com queijo coalho, purê de batatas, couve e arroz. Uma delícia! 


Mar & Cia Beach Bar – tradicional point local, também bem próximo de Maceió, esse beach club fica em Paripueira.  O espaço é muito procurado por famílias.  Tem ampla área ao ar livre, lojinhas de souvenires e artesanato, e em sua programação tem o imperdível show de música e dança da cultura regional. De lá saem passeios para piscinas naturais e também o passeio em jipe para a praia de Carro Quebrado.  Esse local é muito procurado para visitar a área de falésias e conhecer de perto o trabalho de artesãos com areias coloridas apresentado em vidros.  


Pontal da Barra – é uma vila de rendeiras à beira da Lagoa Mundaú, um bairro histórico que é uma verdadeira atração turística e fica na região sul de Maceió, divisa com o município de Marechal Deodoro. Num passeio pelas casas das artesãs, onde elas expõem e vendem seus trabalhos, é possível conhecer peças de decoração e roupas com os diversos tipos de renda e bordado. Passeando pelas ruas estreitas do bairro se conhece não apenas a cultura local, mas também a forma de viver de pescadores e bordadeiras e é possível assistir a um lindo pôr do sol.  

Receptivo para passeios locais – uma boa pedida para desbravar cada cantinho de Alagoas e ter uma imersão em Maceió é contratar um receptivo local.  Fizemos nossos passeios com a Luck Receptivo de Maceió que tem guias especializados em diversas regiões e atrações do estado.  Em um transfer exclusivo é possível ter uma experiência personalizada desde a chegada no aeroporto até o checkin no hotel, com informações e dicas importantes durante todo o trajeto.  Com as indicações da Luck Receptivo visitamos locais que não constavam em nosso roteiro original e voltamos com uma experiência muito mais completa.  

Restaurantes em Maceió:

Bodega do Sertão – a culinária tipicamente nordestina é o carro chefe da casa que existe há 16 anos. O restaurante é um charme e sua decoração é um ponto forte, começando  pela fachada da casa, uma das opções instagramáveis da Bodega.  Destaque para uma coleção com 109 bules. O bufê é destaque na casa.  Itens como carne de sol com nata, arroz com queijo coalho e diversas sobremesas de doces e frutas típicas da região estão entre os mais procurados. Não deixe de experimentar a Cartola, sobremesa típica local com banana e queijo   A Bodega trabalha com café da manhã, almoço e jantar, tudo muito artesanal, com bufê e cardápio a la carte. 


Divina Gula – um dos mais reconhecidos espaços gastronômicos de Maceió, foi inaugurado em 1988.  Com espaço de restaurante e bar, o Divina Gula tem duas áreas climatizadas que valem a visita – um espaço com cervejas artesanais e uma adega com 60 rótulos.   A casa mantém uma destilaria em Minas Gerais e é de lá que saem as famosas cachaças com a marca local. Há opções envelhecidas de 10 meses a um ano em barril de carvalho; eles oferecem 30 rótulos de cachaça. A mais pedida e conceituada é a cachaça Divininha, que é possível degustar no local e levar para casa.  O Divina Gula lançou há dois anos um novo e descolado bar em seu espaço, o Boteco Generoso, onde o chef prepara opções na frente dos clientes.  A casa tem ainda uma ampla área aberta para recreação infantil e uma loja de lembranças com a marca da casa, como pimenta, cachaça e caneca personalizado.  Às sextas e sábados, a casa apresenta música ao vivo. 


Imperador dos Camarões – ótimo ambiente, sofisticado e de frente para o mar.  O restaurante tem decoração rústica praiana elegante. A casa está operando com demanda dos pedidos com tablet e segue os padrões de segurança exigidos no momento. Não deixe de provar as entradas da casa ( as opções de petiscos com polvo e os pastéis são destaque no cardápio), o drink Imperador e o camarão ao molho de framboesas. Para sobremesa o petit gateau de doce de leite faz sucesso.  


Kanoa Beach Bar Maceió– tradicional bar pé na areia, muito bem localizado na praia de Ponta Verde. O lugar é ponto de partida de passeios de barcos, e é muito procurado por conta dos eventos. É um famoso point de réveillon em Maceió.  Os petiscos e drinks são destaque do cardápio. O bar trabalha também com menu executivo de almoço. 

Hospedagens em Maceió :

Jatiúca Hotel e Resort – o hotel é um charme. Tem área ampla e piscinas lindas de frente para o mar, cercada por coqueiros. Logo na entrada do resort está uma famosa estátua de Maceió que é uma verdadeira atração turística, a escultura O Beijo. Com ótima localização, o resort tem uma academia, sauna, amplo restaurante com vista para o mar e Buffet com culinária brasileira, e muitas opções para família com crianças. O resort conta com a opção de hospedagem com pensão completa. 


Ritz Lagoa da Anta – o hotel é um refúgio numa área muito bem localizada da capital e completa 20 anos de funcionamento.  É a opção indicada para quem busca conforto, lazer e gastronomia, e quer ficar perto dos principais pontos de passeios, comércio e em frente à praia. A experiência fica mais especial se você se hospedar no design floor. Adoramos ficar no último andar do prédio, com vista linda do nascer do sol e muito reservado.  Além de uma decoração diferenciada, esse andar reúne as melhores opções de hospedagem. O Ritz Lagoa da Anta tem ainda o Zena Spa, um tennis club e uma academia. O hotel tem uma das maiores piscinas da cidade e serviço pé na areia para os hóspedes. Quando o assunto é gastronomia, o hotel tem três opções: o Le Sururu ( culinária Franco nordestina); Brati Resto bar, e um lobby bar.


Maceió Mar Hotel – hotel muito bem localizado na área de Ponta Verde. Muito perto de comércio e restaurantes.  Se hospedar no oitavo andar é uma experiência ainda mais especial para curtir Maceió: ampla varanda com vista da praia até o farol.  O hotel possui piscina de frente para a praia, academia, kids club, restaurante e área de eventos. 


Para saber mais sobre o turismo em Maceió, acesse aqui.  Para acessar mais informações sobre o turismo no estado de Alagoas, acesse aqui

Nossa viagem teve roteiro e execução da Abih – Alagoas e da Luck Receptivo Maceió.  Apoio e kits da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Maceió e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.  Apoio: hotéis e restaurantes citados. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s