Visconde de Mauá: o que fazer e onde se hospedar

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é uma boa pedida em qualquer época do ano, com verão ameno e, para quem gosta de frio na serra, é o local ideal para curtir natureza e boa gastronomia. O inverno é considerada a sua alta temporada. 

A cerca de 200km do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá é uma região situada no alto da Serra da Mantiqueira e possui três vilas: Mauá ( a primeira área que se vislumbra ao chegar, com um pequeno e simpático centrinho), Maromba ( onde há muitas cachoeiras) e Maringá ( onde há maior concentração de pousadas e restaurantes).   Maringá faz também fronteira com Minas Gerais – um lado do centro fica em Bocaina de Minas, e outra, no Rio de Janeiro ( Resende e Itatiaia).   

A região é muito procurada por quem busca refúgio na natureza, por quem pratica caminhadas, trilhas, parapente, e também por quem busca pousadas e restaurantes sofisticados. Visconde de Mauá tem opções turísticas que agrada a vários estilos de viajantes.  

Sem dúvida, o friozinho e a boa gastronomia são pontos fortes da região. Escolher uma boa hospedagem é fundamental para aproveitar a viagem ao seu estilo em Mauá. 

Listamos dicas e experiências que conhecemos em Visconde de Mauá. Confira. 


Atrações:

-Cachoeiras Escorrega, Poção e Véu da Noiva em Maromba;

Cachoeiras do Alcantilado : tem 9 cachoeiras. O passeio é incrível.  A área é privada, é preciso adquirir um ticket ( R$25 por pessoa) e é possível fazer a trilha sem guia.  É tudo limpo, organizado e muito bem sinalizado;

-Visitar o centro de Mauá;

-Conhecer o Centro cultural de Mauá – onde atualmente tem em cartaz uma exposição sobre o Pinhão com destaque para fotos, pinturas e ilustrações sobre a araucária.  

-Em Maringá visite a loja de velas.  Não tem como resistir a opções tão lindas, variadas e perfumadas.  Tem ótimas opções de presentes também.  

Gastronomia:

Restaurante Rosmarinus – há 21 anos na vila de Maringá, oferece alta gastronomia. Tem ampla área ao ar livre – fica num terreno de 5 mil m2, cercado por um ribeirão que convida os visitantes para um almoço ao som das águas.  Reserve um bom tempo para curtir essa experiência.


Bistrô das meninas – criado há 18 anos por Renata Nesti e a chef Noemi del Paso, a casa tem também uma padaria, um pétit marché e a primeira livraria de Mauá.   O lugar é um charme.  Tem cardápio escrito a mão e uma gastronomia típica dos melhores bistrôs franceses.  Recomendo provar a truta defumada de entrada, risoto ou massa da casa, pedir um drink com gin e especiarias ou um kir royal, e confira ainda a carta de vinhos.  A experiência do bistrô é completa e deliciosa.  Reserve umas horas para curtir esse ambiente e não deixe de levar para casa ou para onde estiver hospedado os deliciosos pães da casa, todos de fermentação natural.  Destaque para os croissants e o pain au chocolat.  

Maison de la fondue – uma das iguarias mais procuradas na região é o carro chefe desse tradicional restaurante que fica na área central da Alameda Gastronômica. Muito procurado por casais e para ocasiões especiais, a casa oferece fondue de queijo , carne, camarão e chocolate, e pratos variados, com destaque para opções com truta da região.  Uma ampla lareira fica no centro do restaurante.  

Hospedagens:

Pousada Terras Altas – é a nossa dica para quem busca se hospedar em Visconde de Mauá e ficar tranquilo com isolamento, conforto e serviço. A pousada tem 14 chalés, todos são especialmente decorados e têm lareira, hidromassagem e alguns têm sua própria sauna seca. Destaque especial para o restauranteda pousada, que tem adega e oferece alta gastronomia. A pousada tem ampla área verde , piscina natural, sauna, academia e lindos jardins onde é possível relaxar ou ler um bom livro.  


Pousada Terra da Luz – muito bem localizada na Alameda Gastronômica em Maringá, oferece charmosos chalés amplos e bem decorados. Recomendo o Chalé master com vista para o riacho. A pousada tem um ótimo restaurante ( onde é servido um delicioso completo café da manhã e não deixe de ficar para um almoço ou jantar)  e um clube de jazz ( importante checar sobre funcionamento durante a pandemia).  


Hotel Buhler– o mais tradicional hotel da região ocupa uma área de 175 mil m2. Muito procurado por famílias, o hotel tem ampla área de lazer, com piscinas e um restaurante, onde é servido um completo café da manhã – tudo muito artesanal e com vários produtos locais.  O hotel tem opções de Chalés com hidromassagem e ofurô.

Para saber mais sobre a região, conheça informações atualizadas no site da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá- MAUATUR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s