O que fazer e onde ficar em Gonçalves, no sul de Minas

Gonçalves, sul de Minas Gerais

Gonçalves é uma cidade do sul de Minas, cercada pela Serra da Mantiqueira.    Fica bem próxima de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão e um de seus principais atrativos é o ecoturismo.  Gonçalves atrai visitantes que amam a natureza e atividades ao ar livre.  É muito procurada por quem gosta de trilhas, caminhadas e cachoeiras. 

A cidade tem clima subtropical de altitude, o que significa que as temperaturas no verão podem variar de 18 a 32 graus e no inverno podem chegar a 7 graus negativos. É uma daquelas cidades de Serra para onde vale sempre a pena levar casaco, cachecol e acessórios de frio.   Gonçalves fica em meio a florestas de araucárias e a belas cachoeiras.

Durante uma semana nessa aconchegante cidade é possível conhecer lindas paisagens e ótima gastronomia.  Pousadas românticas e acolhedoras e restaurantes com ótimos produtos da região são verdadeiros achados em Gonçalves.  

Confira nossas dicas para aproveitar o que a cidade tem de especial.  E sugerimos que comece com uma parada no centro de informações turísticas , logo na entrada da cidade.  Lá você vai conseguir um mapa com os principais atrativos locais , muitas dicas e um bom papo com a equipe.  

Belezas naturais e paisagens em Gonçalves

-Passeios e belezas naturais :

1- Cachoeira das sete quedas

Cachoeira dos Henriques

Mirante da cidade 

Pedra Chanfrada 


2- Visite a cervejaria Três orelhas, tem ampla área ao ar livre com linda vista.  Peça a régua de degustação das cervejas da casa e uma porção de dadinhos de tapioca com geleia.  

3- Passeie pelas lojinhas no Centro – destaque para artesanato, iguarias típicas da Serra da Mantiqueira, moda, cerâmica e móveis rústicos. 

4- Visite a igreja de Nossa Sra das Dores na praça Central.  No interior há um belo painel de azulejos.

5- Logo em frente, na esquina, está a Padaria São Francisco e suas lindas paredes pintadas de flores. Aproveite para tirar fotos.

Gastronomia:

1- Restaurante Sauá – a casa tem uma culinária sofisticada e seu principal diferencial é prestigiar os produtores locais.  Queijos, vinhos, mel, geleias, truta e tantos outros ingredientes do cardápio são todos produtos da região da Mantiqueira e municípios vizinhos. 

O menu e a curadoria de produtos expostos – inclusive para a compra no restaurante, é do chef Vitor Pompeu. 

Lago Azul restaurante

2- Restaurante Lago Azul – com certeza, as melhores opções de truta que já provamos estão aqui, nesse aconchegante restaurante que fica na divisa de Gonçalves e Camanducaia.

O local é rústico, acolhedor, fica a 1800m de altitude, cercado por um lindo lago e bem junto a um espaço de truticultura. 

A qualidade do peixe impressiona, mas o que mais se destaca é o preparo e os molhos e toques secretos do chef e empreendedor italiano, de muita experiência com gastronomia internacional, Marcelo Borer. 

O restaurante só trabalha com reserva.   Reserve umas duas horas se quiser aproveitar um almoço sem nenhuma pressa e apreciar a beleza do local.  

Confira dicas do menu: casquinha de truta para começar; iscas de truta empanada com farinha e cerveja; truta na frigideira com manteiga e vinho branco, com molho de amêndoas e alcaparras.

3- Búfalos na montanha – visita e experiência incrível para quem ama queijos.   É possível ver os animais no pasto, conhecer todo processo de fabricação dos queijos e chama a atenção a qualidade das iguarias.  Não deixe de provar o casquinha de búfala – é um queijo delicioso que cai bem como entrada ou numa tábua com frios.  É possível também comprar essas delícias no local.

4- Casa Mantiva – é referência quando se fala em azeites de qualidade.  Situada em Consolação, no Sul de Minas, localidade bem próxima à Gonçalves , a casa produz  azeite e azeitonas em conserva que são destaque entre os produtos da Serra da Mantiqueira.  O olival e o lagar ficam junto a uma linda área de visitação com vista impressionante.  Durante o período de pandemia é importante consultar previamente sobre períodos de visitação e realização de degustações dos produtos. 

5- Janelas com tramela – o restaurante foi reaberto nesse ano de 2021 sob nova direção.  Tem pratos elaborados e ótimas opções de drinks. O ambiente interno e a varanda são espaços muito charmosos.

Pousada Espelho D’água

Hospedagens:

1- Pousada Espelho D’água – tem aconchegantes amplos chalés ( equipados com lareira e hidromassagem) , com ótimo café da manhã preparado no forno a lenha. Desfrute de passeios na linda cachoeira que fica dentro da área da pousada. Tem fácil acesso ao centro de Gonçalves.  Há lindos espaços para fotos e para relaxar na pousada, com balanços e um pequeno mirante. O visual a partir da pousada é incrível.

Pousada Bicho do Mato

2- Pousada Bicho do Mato– para quem prefere ficar numa área reservada, afastada do centro e bem junto à natureza essa é uma ótima opção de hospedagem.  A pousada tem chalés bem equipados, piscina coberta, área de lazer e nela fica o conceituado restaurante Sauá.  

Para saber mais sobre Gonçalves, consulte também : https://turismo.goncalves.mg.gov.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s