Dia da Pizza – como harmonizar vinhos com diversos sabores de pizza

Dia da Pizza

No dia 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza. A data foi instituída no País em 1985, pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, quando foi promovido um concurso estadual em São Paulo para eleger as melhores receitas de pizza. Desde então a data é um marco anual e muitos restaurantes celebram a ocasião com novos sabores. 

Uma das boas pedidas para harmonizar com a pizza, ainda mais no inverno,  é o vinho.

Para celebrar a data, a especialista Paula Daidone, Sommelière da Wine, clube de assinatura de vinhos, apresenta várias dicas e sugestões sobre como escolher o vinho ideal para cada sabor de pizza. “A primeira dica para fazer essa harmonização é considerar dois fatores: o estilo da pizza e a cobertura”, explica Paula.

Confira as sugestões da Sommelière da Wine para alguns sabores. 

-Pizzas com embutidos

Para pizzas como calabresa, lombinho ou peperoni, a melhor opção é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para limpar a gordura oriunda da proteína animal. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tempranillo e Touriga Nacional vão muito bem. Cuidado apenas com a pimenta. Caso seja muito forte, escolha um vinho com baixo teor alcoólico, pois o álcool intensifica o ardido da pimenta.

Pizzas com queijo

Pizzas que têm queijo como ingrediente principal, como margherita, mussarela e quatro queijos, precisam de um vinho com mais acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Se o vinho tiver textura untuosa, melhor ainda. Boas opções são: Torrontés, Alvarinho, Chardonnay e espumantes brut ou nature.

“Essa é uma harmonização um pouco polêmica, pois a sugestão trivial é um tinto, principalmente o Chianti. Mas precisamos nos atentar ao molho, pois os taninos do vinho tinto tendem a acentuar ainda mais a acidez dele e criar um sabor desagradável ao paladar. Além disso, o ingrediente principal desse tipo de pizza é o queijo e o vinho tinto não é o mais indicado para acompanhar o laticínio derretido, pois ele tem uma gordura alta que precisa de acidez e frescor para neutralizar o paladar. Características que encontramos no vinho Branco. É importante lembrar que são sugestões técnicas, mas a decisão final tem que ser feita de acordo com o gosto de cada um”, explica a sommelière da Wine. 

Pizza com proteína branca

Pizzas que levam proteínas brancas, como frango e peixe, combinam com vinho branco mais estruturado ou um rosé. Pizza de frango com catupiry, por exemplo, harmoniza com Chardonnay; pizza de atum vai bem com um rosé de cor mais escura e pizza de aliche com Alvarinho. Pizzas com verduras podem ser acompanhadas de brancos aromáticos, como pizza de rúcula com um Chenin Blanc ou de palmito com Sauvignon Blanc. E as de legumes ou cogumelos podem transitar entre branco e tinto. Por exemplo, berinjela e cogumelo vão muito bem com Pinot Noir.

Pizza doce

Quem resiste a uma pizza doce? A Pizza doce também pode e deve ser acompanhada por um vinho. Os espumantes doces e os vinhos de sobremesa são perfeitos para essas receitas. Combine um vinho do Porto com uma pizza de chocolate; um colheita tardia com pizza de chocolate branco, e um espumante moscatel com uma pizza de banana e leite condensado. Mas se a ideia é inovar, prove harmonizar a pizza doce com um vinho tranquilo. Tente um Merlot para acompanhar uma pizza com chocolate ao leite, Riesling para a de chocolate branco e Chardonnay com as de frutas. É uma experiência surpreendente.

Vinho para rodízio de Pizza

O vinho ideal para o rodízio de pizza é o espumante. Esse tipo de vinho é considerado coringa. Ou seja, combina com uma grande variedade de ingredientes. E o rodízio de pizza é exatamente isso: pizzas dos mais diversos sabores, servidas ao mesmo tempo. Para o rodízio de pizza o vinho precisa ter acidez alta, para deixar o paladar limpo a cada gole; ser leve, pois será uma refeição pesada; e ter um sabor neutro, para não ser mais um brigando pela atenção. Espumante brut ou nature são os que melhor se adequam a essa situação. Preferencialmente os elaborados pelo método Charmat, pois são mais frescos e leves.

Para conhecer rótulos que harmonizam com as pizzas acima, acesse o www.wine.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s