São Bento do Sapucaí – o que fazer, onde relaxar e curtir turismo de aventura

Pedra do Baú e Bauzinho

São Bento do Sapucaí é um município de São Paulo, sitiado na Serra da Mantiqueira, há apenas 17km da badalada Campos do Jordão.  Diferente de sua vizinha, essa é uma cidade mais tranquila, repleta de opções para quem gosta dos esportes radicais e turismo de aventura.  São Bento do Sapucaí é considerada uma estância climática e fica na divisa de São Paulo e Minas Gerais, a 210 km da capital paulista, a 350 km do Rio de Janeiro e a 500 km de Belo Horizonte.

Praça onde fica o Marco Zero da cidade

A cidade tem cerca de 10 mil habitantes. Tem muita história, atrativos naturais, é conhecida pelo seu relevo, sobretudo pela Pedra do Baú e outras elevações como Bauzinho e Ana Chata, que são visitadas durante todo o ano por viajantes, amantes do ecoturismo e também praticantes de caminhadas, escaladas, trekking, mountain bike e parapente.  


Mas a cidade reúne diversos outros atrativos.  Há também cultura, história  e boa gastronomia.   

São destaque os ateliês de artesanato, como o Arte no Quilombo; as capelas feitas de mosaico ( do mestre Angelo Augusto Milani); o famoso espaço do artista plástico Ditinho Joana; a Casa de Cultura Miguel Reale; o Museu de Zé Pereira ( a maior expressão do carnaval local); e a bela igreja Matriz de São Bento. 


Onde ficar?

Em São Bento do Sapucaí há hospedagens para vários gostos e bolsos. Uma delas , com ampla área verde e espaços aconchegantes, é a Pousada do Sítio, que fica no bairro do Sítio.  Já no bairro do Serrano são destaque o hotel Aldeia dos Manacás e a Hospedaria Vida na Roça.  Para quem curte atividades e muito espaço ao ar livre vale a pena conhecer o Acampamento Paiol Grande, que fica no bairro de mesmo nome. O acampamento tem opções para grupos nos períodos de férias, acomodações para famílias e a opção de day use.


Quando o assunto é gastronomia, há muito o que conhecer na região.  Não deixe de experimentar delícias locais, como o antepasto de flor de bananeira e as frutirinhas, ambos produzidos no lindo espaço Frescor da Mantiqueira, e os deliciosos sorvetes orgânicos e veganos Itabaú.   

Sobre restaurantes da cidade, há várias opções dos casuais aos conceituados, onde é possível ter experiências e bons papos. 

Confira nossas dicas:: 

-a massa e o polpetone da Cantina Tio Giuseppe , ideal para um almoço com um bom papo, um bom vinho tempo para conhecer o ambiente repleto de antiguidades e peças diferenciadas;

-o charme e a gastronomia diferenciada do Bistrô RCS que tem também uma boa carta de vinhos e opções deliciosas e caseiras de sobremesas;

-os deliciosos sabores da  Pizzaria Deghust com uma grande variedade, e pizzas doces especiais como as de morango e chocolate e a Romeu e Julieta;

-o casual gourmet Brazin Burguer com deliciosos hambúrgueres e acompanhamentos ( são ótimos também no delivery);

-a comida caseira do restaurante Sabor da Serra que fica bem no centro da cidade ;

-o menu variado do Bar do Tião ( que tem rápido e prático delivery);

-o café da manhã da Pousada do Sítio com vista para um riacho e ampla área verde;

-os deliciosos picolés e sorvetes orgânicos do Itabaú ( não deixe de provar o de chocolate vegano);

-o café e as delícias da Cafeteria Moagem.

E para quem gosta de experiências diferenciadas em gastronomia, duas dicas para entrar na programação:

  • Uma visita à Vinícola Santa Maria – onde é possível conhecer os vinhedos e participar de um tour e degustação de vinhos brancos, tintos e hidromel.
  • Visita e tour guiado na Quinta dos Cogumelos. Ao final do passeio, passe na lojinha e conheça uma linha de produtos muito interessante com cogumelos shitake e shimeji.


Para saber mais sobre a cidade siga Descubra São Bento e o perfil São Bento do Sapucaí.

  • Viagem a convite da Associação Comercial e Inddustrial de São Bento do Sapucaí (Acisb), ClubPress, com apoio da Prefeitura de São Bento do Sapucaí, revista Travel for Lifestyle e Sabores da Montanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s