Hotel Fazenda Florença – história e café premiado

Hotel fazenda é um tipo de hospedagem que reúne atividades rurais, passeios ecológicos e história.  O Hotel Fazenda Florença oferece tudo isso e mais – além de um casarão histórico, áreas de lazer adulto e infantil, amplo e diferenciado restaurante e um tour por cafezal próprio onde produzem café premiado. 

A Fazenda Florença, que fica em Valença (RJ), a cerca de três horas de viagem apenas da capital, foi criada em 1852.  Depois de tantas histórias que reúne personagens ilustres da história brasileira, há 21 anos ela pertence ao atual proprietário, e como hotel existe há 17 anos. 

O hotel tem pacote de hospedagem aos fins de semana com lindas áreas ao ar livre, passeios a cavalo, boa gastronomia e tours que encantam por reunir experiência, história e cultura.  O local tem decoração em estilo colonial e é importante parte da história do Vale do Café.  A fazenda já foi cenário de novelas como Sinhá Moça, Escrava Isaura, dentre outras.

O hotel fazenda Florença reabriu há poucos meses. seguindo todos os protocolos de segurança e higiene. O proprietário Paulo Roberto reforçou práticas como uso de lavanderia própria, higienização completa e frequente do restaurante, sinalização de distanciamento social nas áreas comuns e adotou um cardápio a la carte no restaurante – agora sob o comando do conceituado chef Júlio Lima.  


A fazenda produz um café premiado internacionalmente, que é servido no café da manhã do hotel e também logo à chegada, após o checkin.  O processo de produção local tem colheita manual feita por equipe treinada na fazenda.  A plantação local existe há cerca de quatro anos e o café gourmet produzido foi recentemente eleito o melhor do estado do Rio de Janeiro e ficou entre os mais bem destacados do Brasil.  Aos sábados é realizado um tour completo com degustação do café e apresentação do processo de torra – incluso para hóspedes e aberto também para não hóspedes. 

Aos domingos acontece o tour pelo casarão da fazenda. O espaço reúne um amplo acervo de decoração e objetos de época que contam um pouco da história da vida de um dos barões do café. Além da visita aos ambientes da casa, os participantes conhecem também bonecos em tamanho real da monarquia brasileira.  Quando terminar a pandemia, é esperado retomarem a realização de saraus – com apresentações teatrais – e jantar também seguindo as tradições, um jantar imperial.  Esse evento é organizado para grupos fechados.  


A fazenda conta com estrutura de duas piscinas, , academia, sauna, parque infantil, quadras esportivas, e ainda uma capela e área com carros antigos e carruagens abertos à visitação – que é um charme a parte. Alguns serviços em ambiente fechado estão temporariamente sem funcionar, devido a pandemia.  

O hotel fazenda Florença fica muito próxima à cidade turística de Conservatória, conhecida como a cidade das serestas. Vale também a visita.  

Estrada da Cachoeira, 1560 – Valença – Conservatória – Rio de janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s