Harmonização de saquê com pratos de culinárias diversas

Rãmen. Foto divulgação a

Harmonizar aperitivos e pratos principais com vinhos, espumantes e cervejas é uma prática frequente para os amantes da bebida.  Mas quando a bebida em destaque é o saquê, há muitas dúvidas sobre a harmonização. 

Para esclarecer esse tema e dar dicas especiais com a bebida, a Sake Sommelière Yasmin Yonashiro, uma das poucas especialistas em saquê no Brasil, listou, em parceria com a Quickly Travel, agência de viagens especializada no destino Japão, algumas dicas de harmonizações.  Selecionamos quatro dicas da profissional para você experimentar em casa ou nos seus restaurantes preferidos.  

  • Massa italiana

Harmonização: Hakutsuru Junmai Dry

O Ravioli di Formaggio com creme de leite fresco, parmesão e manteiga, do Chef Márcio Shihomatsu, da Pasta Shihoma, é a escolha da sommelière para harmonizar com o Hakutsuru Junmai Dry, um saquê seco e encorpado.

  • Rãmen

Harmonização: Yauemon Kanzukuri Honjozo

A indicação de Yasmin é o Shio Ramen, do consagrado Jojo Ramen. Um ramen básico, com caldo à base de frango e tempero de sal. Eles usam a flor de sal de Mossoró. Para este prato, que combina caldo profundo, macarrão al dente e topping composto por lâminas de carne de porco cozida lentamente, broto de bambu e folha de alga nori, recomenda-se o Yauemon Kanzukuri Honjozo, um saquê da província de Fukushima, extra seco e ideal para combinar com macarrão com caldo.

  • Porco

Harmonização: Hakutsuru Josen Dry

Fernando Kuroda, ex-lutador de sumô profissional no Japão, depois que retornou ao Brasil, iniciou sua trajetória como cozinheiro de botecos japoneses. Atualmente administra duas casas, o Kimboshi Karaoke e o Kuroda, um izakaya que leva o seu nome. É do Kimboshi que Yasmin escolheu o prato para harmonizar com o saquê. O Omu soba receita do clássico yakisoba (macarrão frito) em omelete macio por cima. Para esta especialidade, a harmonização proposta é o Hakutsuru Josen Dry, um saquê seco e refrescante.

  • Sobremesa

Harmonização: GAZ sake Morango com Lichia

O chef pâtisseur Cesar Yukio faz um anmitsu – sobremesa refrescante feita com gelatina de algas agar-agar, frutas como morango, mirtilo, bolinhas de arroz glutinoso e xarope de açúcar mascavo- que pode harmonizar muito bem com GAZ sake Morango com Lichia, uma bebida gaseificada de saquê com as frutas naturais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s